giovedì, marzo 27, 2008

Augusto Marques, genealogia etc


Visualizzazione ingrandita della mappa

Descobri que o meu bisavô Augusto Marques, considerado o Pai da Contabilidade Francana, Fundador do Ateneu Francano, nome de rua importante da cidade, nasceu em Atibaia no dia 16 de Agosto de 1880. A diretora do Jornal Comércio da Franca, Senhora Sônia Machiavelli Neves, juntamente com a minha querida Titia Olga e meu Tio Álvaro Ledier, foram quem me ajudaram a descobrir o nome dos pais do meu bisavô: Chamavam-se Camilo da Silva e Amélia Ledier. Mas se o meu tartaravo tinha o sobrenome Silva e a minha tartaravò tinha o sobrenome Ledier, da onde meu bisavô tirou o sobrenome Marques? Augusto Ledier adotou o sobrenome da sua esposa, Augusta Ferreira Marques. Não sei o porque desta minha paixão urgente pela minha genealogia. Talvez porque me encontre longe de casa e da casa dos meus antepassados. Mas ao mesmo tempo creio que este chamamento ao passado venha do anúncio e da convivência de vidas novas. Minha filha Marina de oito anos, meu sobrinho Victor de um ano e sobretudo a filha do meu irmão Adolpho que esta para nascer e que se chamará Júlia que me fazem esta pergunta silenciosa que um dia florirá: da onde a gente vem? Eu gostaria imensamente de ser aquele tio e pai maluco que soubesse dar ou inventar uma resposta. Estou tentando, mas não estou sozinho nesta história. A prima Sila, Hersília Ferrari, a minha sobrinha Andréia Escudero, minha irmã Rosa Escudero Pinto fazem parte desta ponta de lança pro passado e pro futuro. Tomara que outros sejam também contagiados. Será que tem alguém que poderia conseguir a foto do ilustre Augusto Marques e da sua esposa?

1 commento:

Anonimo ha detto...

Amei essa história e já atualizei a nossa árvore com os dados que nela estavam.
Beijo grande.